Foi hoje inaugurado em Torres Vedras, um museu em homenagem ao grande ciclista “da terra”, Joaquim Agostinho.
Joaquim Agostinho “tem uma história que se confunde com a história do ciclismo português. Este museu vai, certamente, prestar essa sucessiva homenagem a um dos maiores atletas portugueses”, afirmou Marçal Grilo, presidente do Conselho Consultivo do museu.
O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho está instalado no antigo refeitório da Casa Hipólito, no Bairro Arenes, e segundo a presidente da edilidade trata-se de “uma escolha feliz”, recordando que “era na Casa Hipólito que trabalhava uma legião de operários, grandes apoiantes do ciclismo, como resultado das vitórias e da notoriedade trazida à época por torrienses como João Roque, Leonel Miranda e Joaquim Agostinho”.
O museu apresentará uma exposição permanente e uma exposição temporária.
A exposição permanente intitulada “53:11 Esforço e Glória. Joaquim Agostinho e uma Volta à História em Bicicleta” convoca a um olhar pela história do ciclismo internacional e nacional, destacando a evolução da bicicleta, das modalidades que compõem esta prática desportiva, os seus atletas e as memórias dos adeptos portugueses. A exposição integra também um núcleo dedicado ao percurso de vida e desportivo de Joaquim Agostinho, destacando as suas diversas vitórias, aventuras e memórias.
“Um Outro Lado da Bicicleta” é o nome da primeira exposição temporária do Museu, representando as mais variadas utilizações da bicicleta ao longo dos tempos. As profissões em bicicleta, a deslocação para as fábricas, o uso militar, a ligação aos movimentos de emancipação feminina, a ligação às novas formas de vivenciar as cidades, o desporto amador e os amores e as poesias invocadas pela bicicleta são revisitados através de um olhar retrospetivo.
O projeto de criação do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho começou a ser desenvolvido em 2013, tendo sido integralmente financiado pelo Município de Torres Vedras. O investimento na reabilitação do edifício passou pelos 580 000,00 €.
Até ao final de agosto, o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho terá entrada gratuita.
[Imagem: FB do Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel]