Torres Vedras | Inaugurado o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho

 

Foi hoje inaugurado em Torres Vedras, um museu em homenagem ao grande ciclista “da terra”, Joaquim Agostinho.

Joaquim Agostinho “tem uma história que se confunde com a história do ciclismo português. Este museu vai, certamente, prestar essa sucessiva homenagem a um dos maiores atletas portugueses”, afirmou Marçal Grilo, presidente do Conselho Consultivo do museu.

O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho está instalado no antigo refeitório da Casa Hipólito, no Bairro Arenes, e segundo a presidente da edilidade trata-se de “uma escolha feliz”, recordando que “era na Casa Hipólito que trabalhava uma legião de operários, grandes apoiantes do ciclismo, como resultado das vitórias e da notoriedade trazida à época por torrienses como João Roque, Leonel Miranda e Joaquim Agostinho”.

O museu apresentará uma exposição permanente e uma exposição temporária.

A exposição permanente intitulada “53:11 Esforço e Glória. Joaquim Agostinho e uma Volta à História em Bicicleta” convoca a um olhar pela história do ciclismo internacional e nacional, destacando a evolução da bicicleta, das modalidades que compõem esta prática desportiva, os seus atletas e as memórias dos adeptos portugueses. A exposição integra também um núcleo dedicado ao percurso de vida e desportivo de Joaquim Agostinho, destacando as suas diversas vitórias, aventuras e memórias.

“Um Outro Lado da Bicicleta” é o nome da primeira exposição temporária do Museu, representando as mais variadas utilizações da bicicleta ao longo dos tempos. As profissões em bicicleta, a deslocação para as fábricas, o uso militar, a ligação aos movimentos de emancipação feminina, a ligação às novas formas de vivenciar as cidades, o desporto amador e os amores e as poesias invocadas pela bicicleta são revisitados através de um olhar retrospetivo.

O projeto de criação do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho começou a ser desenvolvido em 2013, tendo sido integralmente financiado pelo Município de Torres Vedras. O investimento na reabilitação do edifício passou pelos 580 000,00 €.

Até ao final de agosto, o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho terá entrada gratuita.

[Imagem: FB do Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel]

Partilhe o Artigo

Leia também